Modernização da Linha de Vendas Novas arranca com empreitada de 120 milhões de euros

Eventos
Ferrovia
Investimentos
  • Linha de Vendas Novas
  • Linha de Vendas Novas
  • Linha de Vendas Novas
  • Linha de Vendas Novas
  • Linha de Vendas Novas
  • Linha de Vendas Novas
  • Linha de Vendas Novas

O Investimento global é de 204 milhões de euros para modernizar 69 km da Linha de Vendas Novas, incluindo estações, para permitir o cruzamento de comboios com 750 metros, bem como infraestruturas e sinalização.

Foi hoje consignada a empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, com um investimento associado de cerca de 120 milhões de euros e um prazo de execução de 48 meses.

Para assinalar o início desta intervenção, realizou-se hoje, ao final da tarde, a cerimónia de consignação da empreitada, que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, do Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira e do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes.

Esta intervenção tem como principais objetivos a modernização da infraestrutura ferroviária e a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento, potenciando as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e à Europa.

A empreitada hoje consignada inclui os seguintes trabalhos:

  • Substituição da superestrutura de via, com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;
  • Prolongamento e renovação das estações técnicas de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal e renovação das restantes seis;
  • Tratamento de 17 km de plataforma;
  • Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;
  • Execução de 69 passagens hidráulicas;
  • Intervenção em três pontões metálicos;
  • Encerramento de seis passagens de nível (PN) e construção de quatro passagens superiores rodoviárias, com os respetivos restabelecimentos;
  • Automatização de nove passagens de nível;
  • Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações;
  • Reabilitação, reformulação e/ou implementação de sistemas de drenagem;
  • Implementação de RCT+TP;
  • Adaptação das instalações fixas de tração elétrica;
  • Trabalhos em edifícios e salas técnicas;
  • Instalação de torres GSM-R e respetivos trabalhos associados.

A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69 km, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde entronca com a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

A linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos de transporte de carga no sentido Norte–Sul.

Ao circular por este itinerário os comboios de mercadorias evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas restrições significativas: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação de capacidade sentida na Linha de Cintura e, sobretudo, na Linha do Norte.

Investimento Europeu

No atual ciclo de financiamento, integrado na candidatura ao Programa Ação Climática e Sustentabilidade 2030, no âmbito do Portugal 2030, o projeto está designado como Empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, correspondente à Operação n.º PACS-00972500, com uma dotação de 108 milhões de euros.

O investimento enquadra-se no PNI 2030 e mantém plena relevância estratégica, contribuindo para os objetivos de descarbonização, interoperabilidade e reforço da competitividade logística definidos para a década.

Financiado